A babaquice do Dia Mundial Sem Carro
22/setembro/2010 Postado em Carros, MiscelâneaEu sempre recuso sacola de papel na padaria quando compro pouca coisa. Eu já mudei a ordem das coisas que faço no escritório depois do almoço (urinar, passar fio dental, escovar os dentes) para economizar um enxague e duas folhas de papel toalha. Atualmente, moro a 1,2km do trabalho, e portanto meu meio de transporte é meu tênis. Meu carro possui o motor que foi eleito pelo Ibama o menos poluente do Brasil. O esporte aquático que eu prático é ultra-eficiente, já que eu utilizo apenas o vento para me locomover pela lagoa.
E hoje fiz questão de vir trabalhar motorizado, como forma de protesto contra essa babaquice que é o Dia Mundial Sem Carro.
A utopia da “Jihad Ciclística” (como meu amigo ciclista Cabeça os chama), de um mundo livre dos “vilões demoníacos” chamados automóveis não passa disso: de uma utopia. Cada meio de transporte tem a sua particularidade e o seu uso. Em várias situações, o uso de qualquer um deles se torna extremamente inviável. O que falta ao brasileiro, para variar, é a ponderação e a consciência disso. A bicicleta é um meio de transporte prático e eco-friendly, mas longe de ser adequado para todos. Querer forçar seu uso é tão pouco civilizado quanto não ter senso de coletividade e utilizar o carro desnecessariamente. Na minha opinião, este é o ponto principal. Na Europa a conotação do dia é de conscientização; aqui no Brasil, demonização do automóvel. Não pode existir esta divisão maniqueísta de que quem pedala e não usa carro é do bem, e que quem queima gasolina é do mal.
E é claro que o dia mundial sem carro só faz sentido quando se tem alternativas a ele. Uma cidade com um metrô que sequer passa pelo centro da cidade, com relevo acidentado, sem ciclovias, e com transporte por ônibus deficiente não pode exigir de seus habitantes que abandonem o uso do carro.
Sem risco de soar demagogo: não adianta nada deixar o possante na garagem hoje, só pra se sentir menos eco-culpado, e continuar agindo toscamente.
22 respostas para “A babaquice do Dia Mundial Sem Carro”
Por MIla Kühl em set 22, 2010
Concordo com tudo!
Adorei o post.. =)
beijos
Por Eduardo em set 22, 2010
Falou tudo Chico, mas continuo "aceitando" a idéia de que ainda é melhor um dia a menos sem carro do que nenhum.
Eu faço uso (e muito uso) de carona e ônibus (apesar de todos seus defeitos) e carro somente no final de semana, mas por outros motivos – não tenho paciencia de trânsito, me irrita vários carros carregando apenas uma pessoa, achar vaga no Lourdes é chato (e como as pessoas "balizam" mal seus carros!), achar vaga próximo a facul também é chato e as pessoas por lá também balizam mal.
Abs!
(amigo do @guidt e @raphaelhagi)
Por Chico Rulez! em set 22, 2010
Exato! Você então faz parte das pessoas que têm consciência de que o carro não é a melhor opção para elas, sem no entanto demonizá-lo. Parabéns.
Quando eu trabalhava no Lourdes, achava que ia ter um infarto quando via pessoas parando o carro a 2m da entrada de uma garagem: não cabia mais carro algum ali, e era no mínimo uma vaga a menos no quarteirão. Total falta de coletividade.
No meu caso, eu ia de carro, apesar de ter o SC01 a 3 quarteirões da minha casa e a um do trabalho. Parava num estacionamento a 3 quarteirões do trabalho, pois me sentia mais seguro andando 3 quarteirões com o notebook na mochila no bem-policiado Lourdes do que na Serra. Se eu não usasse ele no trabalho, com certeza iria de ônibus – ainda mais que o estacionamento era 200 reais por mês.
Agora, trabalho a 1,2km de casa e não venho mais com o notebook. Meio de transporte: All-Star. Só uso o carro de vez em quando, quando preciso sair daqui e ir direto para algum lugar. A diferença de +- 3 minutos no trajeto não vale a pena devido aos 3 rotativos que preciso usar por dia (ou correr o risco de tomar a multa de 50tinha).
Por Gabriel em set 22, 2010
Na mosca! Falou tudo, Chico.
A demonização do automóvel é inútil, seja em que contexto for. Que se invista em transporte público eficiente e de qualidade (a única forma de efetivamente tirar as pessoas de dentro do carro), pra depois cobrar que se abandone o uso do automóvel. Quanto à bicicleta, não adianta: Nossas grandes cidades – o que abrange desde a cabeça dos motoristas até a infraestrutura viária – simplesmente não estão preparadas para ela.
Eu tinha uma professora de urbanismo que falava, sem fru-frus, algo que era tabu pra muita gente: Poucos meios de transporte aumentam tanto a produtividade do indivíduo quanto o carro particular. Há pessoas que precisam estar em vários lugares durante o dia. Se o transporte público não der conta… ela vai precisar do carro, não tem jeito.
Por @Andrea_BH em set 22, 2010
Seu post disse o que precisava Chico. Faço a minha parte no que está ao meu alcance, sempre fiz. Sempre andava com duas ecobags no carro pra não pegar sacola plástica no supermercado, não produzia muito lixo na minha casa, não deixava torneira aberta desnecessariamente, pegava ônibus para deslocar-me em pequenos trajetos, etc. Mas forçar a gente a não usar carro um dia que seja, sendo que moramos em uma cidade super acidentada e que não tem O MÍNIMO de segurança ou formas de transporte coletivo, eu acho uma babaquice e tô me lixando. O que tô vendo em várias cidades aki na Europa (já fui em 4 na Inglaterra, 3 na Bélgica, 2 na França e 2 na Holanda – e em todas é igual a forma de se tratar o assunto), é que o governo tomou atitudes para minimizar os danos causados pelo homem. Por exemplo, 95% dos lugares cobram pela sacola plástica, cerca de 22 centavos de euro. E isso acontece pq o governo cobra essa taxa. A maioria utiliza o sistema de transporte porque é realmente muito mais rápido, e abrange toda a cidade (por mais que a cidade tenha 30 mil habitantes). Outra coisa, todas essas cidades são planas, o que induz a pessoa a usar bicicleta para deslocamento um pouco maiores. Além da segurança que vc possui em qualquer hora do dia (até as 4 da manhã). Eu por exemplo, usava carro no Brasil pq se eu tivesse que dar conta do meu trabalho, estágio, faculdade, e tudo isso pegando ônibus, com certeza eu não teria tempo para dormir. E teria que na maioria das vezes pegar ônibus de madrugada para ir trabalhar, e tarde da noite pra voltar da facu. Resumindo, seria melhor fazerem uma campanha eficaz contra essa cambada de político apático à uma campanha um dia sem carro.
Por Nassif em set 22, 2010
Bora botar motor V6 nos palios.
Vamos exigir NO2 de fábrica…
Abaixo o 1.0…
Rsrsrs
Brincadeiras a parte, comungo de sua opinião!
Por DaniBlu em set 22, 2010
Concordo com muito do que você falou. Não entendo Dia Mundial Sem Carro como um dia necessariamente em favor da ecologia, ou até do cicloativismo (tema que respeito mas não me identifico). É antes, um dia para pensar sobre mobilidade urbana. Sobre o porquê de não me sentir confortável para circular – da maneira que julgo adequada – pela cidade que entendo como minha.
Mas entendo que há um valor simbólico neste dia, quando o gesto de não usar o carro te mostra aberto a uma mudança de hábitos. Porque assim como a mudança tem que vir da administração pública, deve vir também de cada cidadão. Mobilidade urbana não é apenas uma questão de transporte, é também apropriação da cidade, e isto acontece na escala do indivíduo.
Hoje planejei meu dia de modo a deixar o carro em casa e não me grilei com quem preferiu não deixar. É uma questão de respeitar opções. O problema é que para muitas pessoas, ainda é necessário reconhecer essas opções.
Por Ciclo Rulez em set 22, 2010
Eu já mudei a ordem das coisas que faço no escritório depois do almoço (urinar, passar fio dental, escovar os dentes) para economizar um enxague e duas folhas de papel toalha.
Tenta passar o fio dental e depois urinar…..creeeedoooo!
Carro deixa os outros burros mesmo!
Por Fernando Norte em set 22, 2010
Chico NOT SO Rulez Strikes Again.
Você não é Deus, eu não sei se escreve certo, mas com certeza as linhas são bem tortas.
Os seus comentários são de uma controvérsia impar. Critica a demonização e o extremismo, sendo extremista ao mesmo tempo.
A sua controvérsia está em responder exatamente como os Xiitas da Bike que acham que todo motorista deveria ser queimado com seu carro nas ruas e que tudo deveria ser uma enorme ciclovia, para até mesmo os sem perna, os sem braço, e os filhos da talidomida se rastejassem com uma, ao chamar o "Dia mundial sem carro" de uma babaquice. Eu costumo ralar um bocado nessa semana (dessa vez eu cabulei), e ler que por isso eu sou um babaca, ofende. E eu não sou xiita, apenas desmiolado de preferir andar de bike pela cidade, e gostar de escalar morros com ela. Eu só desejo mal e o fogo do inferno aos motoristas que me tiram fina e me desrespeitam ou me xingam como se estivesse roubando um espaço deles, não a todos os carros. Eu até uso de vez em quando, mas só de carona, pois seria um perigo eu dirigir um.
Poxa Chico, tem um monte de gente que vê a bicicleta não como uma solução completa e absoluta, apenas como uma opção, o que acaba a colocando como um ícone de contra-ponto ao exagero que se tem do automóvel. Mas às vezes preferem muito mais se tivesse ônibus para todo lado, rápido e que pudessem sentar, descansando suas bandas calejadas pelo selim duro.
A demonização que você cita não é do carro, mas exatamente desse exagero, em que todas as pessoas só conhecem apenas o automóvel, numa unanimidade Nelsorodriguiana, e acabam indo sozinhas dando um tchau pro vizinho que trabalha no mesmo prédio e que vai de balaio lotado, indo a distâncias que poderia ir a pé, e ao ponto de reclamar do trânsito ruim, sendo que a culpa a delas, mas preferem dizer que é da BHTrans que ainda não demoliu o resto da cidade para fazer ruas para ele e a boiada toda passar.
O carro não é ruim, é ótimo, poderia gastar mais uns 10kb de texto aqui para descrever as vantagens. Mas será que TODAS as pessoas que estão ali empanturrando as ruas, realmente precisariam de estar neles?
Ok, o sistema de transporte público é um lixo, e seria pior ainda se metade dos 35% das pessoas que usam o carro resolvessem usar o transporte público.
O que acontece é que isso busca trazer uma visibilidade e a discussão, mesmo. A cada ano, tem crescido mais a visibilidade desse dia, e se tem discutido cada vez mais. Infelizmente em BH não, porque aí é realmente uma culpa da BHTrans que está pouco se lixando para isso.
Vamos passear de bicicleta porque é possível fazer esse passeio com tranquilidade, uma vez ou outra, e chamar atenção para a reflexão desse dia. Se você vai ter coragem, pulmão ou perna, ou se vai ter chuveiro, bicicletário ou corrente, para continuar a fazer isso cada vez mais, aí são outros quinhentos e não vem ao caso.
Mas assim como lá fora, o que conta é a repercutir pelo menos a idéia, para que se discuta que do jeito que está, está ficando inviável. Ou você vai me dizer que para você o trânsito nos últimos anos não tem mudado?
É para cobrar melhor o uso do espaço na cidade. Deixa os ecologistas de boutique achar que a bicicleta é verde (não é, por causa dela eu tenho que tomar um ou mais banhos por dia, isso consome água e energia a rodo), pois no fundo o que todos querem é poder usar a cidade da melhor maneira que puder. Seja a pé, de bicicleta, de ônibus, trem, metrô, bonde, pedalinho, skate, patins ou até mesmo de carro, que é necessário para um monte de gente (não sei se esse monte todo que tá usando). Outras cidades já viram que dá para fazer, e que é melhor. Se você cria uma cidade mais humana e com melhores espaços para todos, as pessoas preferem. Pois brasileiro não é apaixonado por carro, é mentira da propaganda. Brasileiro gosta é de gente, quando junta e fica cara a cara vira festa, carnaval e sacanagem. Sò que é mais barato fazer rua com asfalto que só dura quatro anos, do que parar a cidade para consertá-la.
Pega leve, que eu sei que vc não é tão chato e "babaca" assim.
Por Bruno Dario em set 23, 2010
Não se pode querer que todos apoiem ou se engajem em causas como a do Dia Mundial Sem Carro mas não tem cabimento também dar a conotação que você deu ao movimento.
"O que falta ao brasileiro, para variar, é a ponderação e a consciência disso. A bicicleta é um meio de transporte prático e eco-friendly, mas longe de ser adequado para todos."
Você é brasileiro não é? Porque no trecho abaixo faltou total ponderação e consciência do que estava escrevendo:
"Querer forçar seu uso é tão pouco civilizado quanto não ter senso de coletividade e utilizar o carro desnecessariamente. Na minha opinião, este é o ponto principal. "
Quem está querendo forçar o uso da bicicleta? De onde você tirou isso? Outra fonte você teve essa perecepção tão distoricda? Pobres brasileiros, vejam vocês, estão sendo forçados a usar a bicicleta! Esse povo é realmente sofrido…. Estou certo que tem sido difícil para você pois a 'exigência' e a 'obrigação' são muito pesadas aqui no Brasil.
Cabe esclarecer que quem utiliza a bicicleta como modal só quer uma coisa dos motoristas: RESPEITO ( Às leis e, por consequência, aos ciclistas). Apenas isso. Se alguns motoristas estão se animando a utilizarem outros meios de transporte em detrimento do automóvel isso não significa que eles estão sendo obrigados.
"Na Europa a conotação do dia é de conscientização; aqui no Brasil, demonização do automóvel. Não pode existir esta divisão maniqueísta de que quem pedala e não usa carro é do bem, e que quem queima gasolina é do mal."
Será que não é você que tem uma visão e conhecimento tão superficial da causa que acaba tendo uma percepção diferente? Em tempo: O movimento do dia mundial sem carro é global. O que é local é a ignorância. A causa e os motivos do movimento aqui e na Europa são as mesmas.
Por Stevão Gomide em set 23, 2010
As pessoas estão cada vez mais gordas e sedentária, existe uma pandemia de obesidade, vão de carro na esquina comprar pão.
Quem foi radical aqui, foi você chico, aposto que todos que apoiaram suas colocações estão acima do peso.
Não é tirando os carros da rua que será resolvido o problema, mas as pessoas deviam pensar três vezes antes de tira-lo da garagem, é realmente necessário? posso usar outro transporte? preguiça e comodismo são males modernos.
Babaquice mesmo é o endeusamento de qualquer coisa, inclusive carros, e número de babacas ao volante só aumenta, quando a cidade parar, é que quero ver.
Por Chico Rulez! em set 23, 2010
hahahahahaha mala! Primeiro, era assim:
Urinar > Lavar a mão > Secar as mãos > Passar fio dental > Lavar as mãos > Escovar os dente > Secar as mãos.
Depois, mudei pra:
Passar fio dental > Urinar > Lavar a mão > Escovar os dentes > Secar as mãos
Aí ó, economizei papel-toalha e uma vez que eu lavei as mãos.
Por Chico Rulez! em set 23, 2010
Muito preconceituosa a sua colocação. E errada, pois muita gente que comentou aqui eu conheço pessoalmente. Isso sem contar as várias outras pessoas que "curtiram" isso no Facebook. Eu mesmo meço 1,82m e peso 73kg.
Só queria saber onde é que endeusei alguma coisa. Até porque eu sou ateu, não endeuso nada.
Volto a bater na tecla: Dia Mundial Sem Carro, só com transporte público eficiente. Ninguém tem obrigação de pedalar ou caminhar todo dia só porque é mais saudável. Isso é uma escolha de cada um.
Por Não interessa em out 27, 2010
SEU FDP!!!!VC SÓ FALA ABOBRINHA!!!!BABAQUICE A SUA MÃE ARROMBADO!!!
Por Chico Rulez! em out 27, 2010
E vou continuar falando, com ou sem chilique birrento da sua parte!
Por Americo em out 28, 2010
Opa, se puder colocar mais um pra estatistica em tenho 1,81 ou 1.82 e 78 quilos, nao estou obeso ainda, mais estou me esforcando pra isso, como o maximo possivel em todas as refeicoes e entre elas tambem e me exercito pouco. Genetica eh fogo…
Discordo totalmente da ideia do chico e acredito que todos deveriam deixar de utilizar seus veiculos, assim eu nao precisaria pegar engarrafamentos.
Mas ate ai nao ofendo ninguem, e como moro em um pais frio (Irlanda) nao da pra andar de bicicleta no inverno.
Agora essa raiva e xingamentos eu acredito que seja um pouco exagerada, cada um faz sua parte no que acredita quer de para melhorar, mas ate agora nao foi proibido o uso de automovel em grandes capitais.
Por Eu Mesmo em mar 1, 2011
Os bois que são criados para abate produzem mais danos à atmosfera do que todos os veículos do mundo juntos (carros, motos, aviões, walkmachines hehe e etc.)
Quer fazer um pouco de diferença?
PARE DE COMER CARNE!
Por Chico Rulez! em mar 2, 2011
Abrir mão do meu bife? Jamais!!!
Por Pablo em jul 30, 2011
E o site acabou ?
Por João Simas em dez 16, 2011
Sinto informar que o dono do Blog, O Chico Faleceu em um acidente automobilístico ocorrido em estrada federal nas proximidades de Belho horizonte no inicio de fevereiro de 2011. Meus pêsames ao familiares.
Por janaina em jan 11, 2012
O Chico morreu em acidente automobilístico perto de Belo Horizonte no início de 2011. Meus pêsames aos familiares.
Por Chico Rulez! em jan 11, 2012
Mentira, tou vivo! E vocês deveriam ter dado os pêsames aos familiares quando eu nasci, não quando eu morrer!